Contas a Pagar



O controle das contas a pagar é de extrema importância não só para as empresas mas também para as pessoas comuns. Tanto é que várias delas já estão levando esta prática para sua vida diária. O conceito é bem simples: trata-se, apenas, do registro das despesas futuras, seus valores e datas de vencimento. Assim nenhuma conta será paga em atraso ou deixará de ser paga por desorganização ou esquecimento, além de fornecer uma ideia da quantidade de capital que deverá ser gasto futuramente, o que pode até orientar vendas e estratégias de obtenção de recursos, investimentos e resultados.

Contas a pagar nada mais é do que qualquer despesa que deverá ser paga futuramente. Isso inclui dívidas com fornecedores, despesas operacionais e estruturais como àgua, luz, telefone, vencimento de salários, e outras saídas de caixa. Há softwares no mercado que servem a este fim e são capazes, por exemplo, de registrar uma conta a pagar, ou seja, uma despesa futura, no momento em que um pedido de compra é feito, por exemplo.

O planejamento é de extrema importância para o bom andamento de um negócio. No caso de contas a pagar é essencial que boletos sejam pagos no prazo evitando, assim, juros e multas. No caso de haver impossibilidade de efetuar o pagamento pode-se optar por negociação. Tudo isso pode ser feito por um profissional de contas a pagar, qualificado e focado somente nesta tarefa. Há casos em que se utiliza também softwares específicos para esta função, proporcionando maior praticidade e exatidão nos cálculos e atenção aos prazos. Em todo caso, atenção as contas a pagar é essencial para se evitar dívidas desnecessárias e até mesmo controlar despesas futuras quando se identifica, por exemplo, setores em que a empresa esta gastando em excesso. Desta forma é possível, também, se identificar possíveis desperdícios ou buscar aplicar melhor os recursos.

  1. No comments yet.
(will not be published)


  1. No trackbacks yet.