Contas A Receber



Contas a Receber consiste em contas que serão recebidas, em dinheiro que entrará no caixa no futuro próximo. Para se ter uma gerência de finanças de eficiências na empresa é preciso a implantação de controles gerenciais, como o Controle das Contas a Receber que fornece informações úteis para se tomar decisões, visto que são ativos da mais alta importância para uma empresa, os créditos de vendas a prazo.

O Controle de Contas a Receber permite que elementos sejam identificados como várias informações: a data e o montante a receber, os descontos que foram concedidos, os juros que vão ser recebidos; os clientes que pagam em dia, os créditos que já venceram e os períodos que constam em atraso; as providências que precisam ser tomadas para cobrar os valores atrasados; a identificação dos principais clientes, o quanto as vendas podem estar concentradas, a qualidade e a regularidade dos clientes; acompanhar a regularidade com que os clientes pagam e planejar ações para cobrar; prover informações para que se elabore o fluxo de caixa além da conciliação contábil.

As Contas a Receber são muito importantes para se fazer o fluxo de caixa, onde elas comparadas com as contas a pagar fornecem informações importantes a respeito da saúde financeira da empresa. Para alguns, cobrar pessoas pode ser algo difícil, mas uma empresa que deixa a inadimplência correr solta corre o risco de ter a saúde financeira abalada e os remédios com o tempo se tornam mais amargos. Além disso, os dados obtidos com o controle das contas a receber permitem análises muito úteis para decisões estratégicas.

  1. No comments yet.
(will not be published)


  1. No trackbacks yet.