Fluxo De Caixa Direto



Fluxo de Caixa Direto é um método de fluxo de caixa. onde O caixa líquido resultante das atividades operacionais da soma dos fluxo de caixas das atividades operacionais: Recebimento de clientes, Pagamento de fornecedores, Pagamento de empregados, Pagamento de impostos, Duplicatas descontadas, Recebimentos de Juros, Pagamento de Despesas Antecipadas, Pagamento de Juros, Pagamento de Seguros, Recebimento de Seguros.

O caixa líquido resultante das atividades de investimento é composto pela soma dos fluxos de caixa das atividades de investimento: Recebimento por venda de imobilizado ou intangível, Pagamento por aquisição de imobilizado ou intangível, Pagamento por aquisição de outras empresas. O caixa líquido resultante das atividades de financiamento é o resultado da soma dos fluxos de caixa das atividades de financiamento: Recebimento por empréstimos obtidos, Recebimentos por aumento de capital, Recebimento de empresa coligada, Pagamento de empréstimo a coligada, Pagamento por aquisição de ações próprias, Pagamento por aquisição de ações próprias, Recebimento por emissão de ações. Para saber se houve aumento ou diminuição líquida de caixa e equivalente de caixa é só fazer a comparação entre o início e o fim do ano.

O método direto da demonstração dos fluxo de caixa também é chamado de abordagem das contas T e ele consiste na classificação dos recebimentos e pagamentos de uma empresa usados partidas dobradas. A vantagem é que ele permite a geração de informações baseadas em critérios técnicos, o que elimina qualquer interferência da legislação fiscal. Este método demonstrativo facilita a administração financeiras das empresas e com ele é possível saber de onde partem os problemas financeiros. Se os problemas vêm de cada um dos fluxos de caixa supracitados, de parte deles, ou de todos juntos.

  1. No comments yet.
(will not be published)


  1. No trackbacks yet.