Livro Caixa



O Livro Caixa é um meio de registros e escrituração de toda e qualquer movimentação financeira de uma empresa para fins de cálculo do imposto de renda. Nada mais é que um livro, que pode ser adquirido em papelarias, onde são registrados recebimentos e pagamentos efetuados em ordem cronológica. É controlado diariamente por um tesoureiro ou profissional de contabilidade ou administração. Pode ser escritura do de forma manual ou eletrônica.

É obrigatório o registro de toda e qualquer despesa ou receita não somente em dinheiro mas sim todas as movimentações financeiras, inclusive bancárias.

A receita federal não exige que o livro seja registrado mas sim que seja guardado junto com toda a documentação que comprova tais movimentações como recibos, cupons e notas fiscais pelo período de cinco anos. Trata-se do registro da vida financeira de um negócio. Após o registro das movimentações o Livro Caixa é entregue ao contador que fará a declaração do imposto de renda.

É fundamental que as informações constantes no Livro Caixa sejam precisas, organizadas e completas. O Livro Caixa é importante, principalmente, pois as chamadas despesas de custeio constantes nele são deduções na declaração do Imposto de Renda. São consideradas despesas de custeio aquelas indispensáveis ao funcionamento da empresa tais como água, luz, telefone, material de expediente, entre outras. Algumas, porém, não poderão ser dedutíveis, somente aquelas em que o destino é claramente a manutenção dos negócios da empresa. Contudo, investimentos e alguns tipos de reforma também não são consideradas despesas dedutíveis no Livro Caixa.

O Livro Caixa muitas vezes serve também à mesma função que o fluxo de caixa mas de outra maneira. É possível que ao final do exercício de um ano o profissional liberal ou empresário analise o Livro Caixa por ele contém o histórico de sua empresa naquele ano. Assim, ele poderá refletir sobre este período de atividade e avaliar o desempenho da empresa, negócio ou projeto.

  1. No comments yet.
(will not be published)


  1. No trackbacks yet.