Planilha de Fluxo de Caixa



contas

Para o exercício do fluxo de caixa é fundamental o uso de uma planilha. A planilha de fluxo de caixa é um registro diário e detalhado de entradas e saídas do caixa. Pode ser feita em papel, em programas no computador ou até mesmo online. Muitas empresas oferecem o serviço e softwares para download mas pode ser usada também o excel e programas parecidos.

A planilha de fluxo de caixa é essencial para acompanhar as receitas e principalmente acompanhar as despesas de uma empresa, negócio ou projeto. Ela possibilita uma visão antecipada do saldo do caixa, sendo possível, através dela, visualizar todos os recebimentos e pagamentos que irão ocorrer. Assim, é possível ter uma clara visão do futuro à curto, médio ou até mesmo longo prazo. Porém, para que a planilha seja eficiente e eficaz é necessário registrar tudo o que acontece, toda e qualquer despesa ou receita por menor que seja. Irão constar na planilha todas as compras, vendas, contratações, demissões, salários, conserto de equipamentos, retiradas pró-labore de sócios, financiamentos, impostos, entre outros. É um registro importante pois quanto mais se puder prever em relação ao orçamento, melhor, até mesmo para casos de emergência. Algumas despesas e receitas podem ser previstas antecipadamente e outras não, mas é importante registrá-las o mais cedo possível para que a utilização da planilha de fluxo de caixa como ferramenta de previsão do futuro financeiro da empresa ou negócio seja eficaz.

Por isso, a utilização de planilhas eletrônicas é o mais indicado, além de uma realidade na imensa maioria das empresas tendo em vista que permite cálculos rápidos e a soma de despesas e receitas bastante numerosas, além de permitir uma melhor visualização destes dados e até o compatilhamento deles entre funcionários e setores. Sem esta ferramenta torna-se impossível a atividade de fluxo de caixa.

  1. No comments yet.
(will not be published)


  1. No trackbacks yet.